terça-feira, 26 de abril de 2011

Escolas param de festejar dia das mães


         Quando me deparei com a noticia (Jornal Agora de 24/04/2011 pg. A 3) que Escolas param de festejar dia das mães, fiquei no primeiro momento surpreso!

Olhe as manchetes:

Atividades estreitam laços ao reunir pais e filhos
Em data Especial, colégio reúne país, filhos e professores há 4 anos
Quisemos agrupar as comemorações em um dia especial, tratando a família como um bem maior
Data, assim como dia dos pais, é substituída pelo dia da família comemorado em dias diferentes. O objetivo é evitar exclusão de alunos
A dinâmica familiar mudou muito e nos temos que trabalhar isso de outra forma. Será um dia de brincadeiras com a família


         A desmistificação dos dias de Pais e mães tira o foco e apelo comercial que eles causam e são explorados, achei interessante e criativo o fato das datas serem distintas e variadas nas escolas que já praticam o dia da família. O conceito de família é muito mais amplo e pertinente para nossa época é ela que precisa ser recuperada independente da sua formação. A formação clássica inibe e elimina quem não está na qualificação Pai mãe e filho, há muito tempo que a família brasileira alterou este perfil, filhos que foram abandonados jogados,achados, procurados, adotados e da mesma forma amados com a própria vida, pais que não tiveram seus filhos sonhados e achamos uma saída antiga que explicava "Pai e mãe é quem cria” se você analisar a história dos dias e suas comemorações verá que numa época distante os idealizadores estariam se revirando no túmulo se observasse como são tratadas hoje suas boas e louváveis idéias onde o filho que não tem pai e mãe ou não tem condições de presentear os mesmos cria um sentimento de frustrante, é claro que esta iniciativa é educacional e de um valor social tremendo fazendo justiça a grande parcela das famílias visto que na mesma família temos os vários casos de pai e mãe sem filhos e filhos sem aqueles e cria um amadurecimento onde os colegas se igualam nas comemorações escolares, não invalidam as famílias com composição ainda clássica (parabéns) de demonstrarem seus afetos aos seus pais da forma como vêem fazendo numa prática centenária, ademais a prática das comemorações em separado fomenta maior importância de um ou de outro, observo que dessa forma não está desqualificando nenhum dos protagonistas da história familiar ao tempo que está qualificando outros personagens que nem mesmo fariam parte desta história, fortalecer a idéia de família é uma forma bem inteligente de resgatar a unidade nas casas, barracos, debaixo dos viadutos, pontes, palácios e choupanas. Se você pensa que a escola é local de aprendizado e inclusão social,tai um ponto vital para alcançar tal intento.        

História do Dia das Mães
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ü  O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
ü  Dados Históricos: A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses.
ü  O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
ü  Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.
ü  No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
ü  Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio.
ü  Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro

Dias variáveis no mês

Dia
Mês
Países
3
8
21
21
7
10
15
26
27
12
Tailândia (Aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit)
15
8



Dia
Mês
Países
Segundo Domingo
Primeiro Domingo
Segundo Domingo
Último Domingo
França (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de Junho), Suécia
Terceiro Domingo
Início do Mês

Nenhum comentário:

Powered By Blogger