quinta-feira, 18 de setembro de 2008

GESTÃO PESSOAL AUTODIAGNÓSTICO
QUE COACH SOU EU





A palavra coach vem do inglês e tem diversos significados, como treinador ou técnico, mas seu sentido maior no âmbito corporativo é mostrar o caminho para profissionais que buscam potencializar seus resultados
V
ocê já teve a oportunidade de constatar que a velocidade dos acontecimentos diários força sua empresa a ace¬lerar processos decisórios e a implantação de soluções. O fato cria o risco implícito de não se obter os resulta¬dos esperados e necessários a tempo, pois o processo de formação, treinamento e desenvolvimento, normal¬mente utilizado, demanda mais tempo para produzir resultados.
É por isso que muitas e,mpresas utilizam cada vez mais o COACHIIIIG, e exigem de seus executivos que desempe¬nhem o papel adicional de COACH, apoiando, assim, os executivos-chave nos processos de mudanças comporta¬mentais, atualização técnica e gerencial; mudança de cultura e racionalizações. Para saber como você está neste novo papel, experimente fazer o autodiagnóstico a seguir.
Assinale a alternativa que melhor descreve seu comportamento normal com relação a cada uma das proposições apresentadas. Responda de acordo com o que você tem tido condições de fazer em sua empresa, e não na situação ideal ou naquela que você gostaria de poder fazer. Caso você não tenha tido, ainda, oportunidade de exercer seu papel de COACH, responda as questões abaixo como líder ou como chefe, ou simplesmente reflita sobre elas.


PERGUNTAS
1. Invisto nos pontos fortes de meus subordinados.
2. Dou visibilidade aos meus subordinados.
3. Dou liberdade no desempenho de suas funções.
4. Estabeleço padrões de excelência.
5. Oriento meus subordinados para os valores e a estratégia de negócios da empresa.
6. Dou responsabilidade aos meus subordinados.
7. Protejo meus subordinados contra o estresse desnecessário .
8. Incentivo meus subordinados quando estão desestimulados.
9. Dou informações sobre a empresa e o papel dos subordinados na realização das metas da empresa.
10. Defino e esclareço as expectativas de desempenho.
11. Arranjo tempo para criar e reforçar confiança.
12. Ofereço treinamento adequado e apoio quando necessário.

13. Solicito e ouço idéias.

14. Vejo meus subordinados como parceiros e fundamentais o sucesso de minha área/empresa.

15. Dou exemplo ( sirvo de modelo)

16. Não permito que meus subordinados desistam com facilidade

17. Não Revelo confidências que me são confiadas.

18. Explico as razõess para as decisões e os procedimentos

19. Aviso as mudanças com antecedência.

20. Dou aos meus subordinados feedbacks regular sobre seu desernpenho

21. Dou credito aos meus subordinados quando eles merecem




















Como saber sua pontuação

Multiplique por 3 o número de respostas: Freqüentemente Multiplique por 2 o número de respostas: Ocasionalmente Multiplique por 1 o número de respostas: Raramente

Some os totais e verifique seu posicionamento na folha de interpretação:

De 65 a 75 pontos = Excelente
Você reúne nível de competências suficiente para um bom coach e as prati¬ca.

De 55 a 64 pontos = Bom
Você reúne várias competências necessárias a um bom coach, mas precisa agregar outras e/ou praticá-Ias.

De 45 a 54 pontos = Aceitável
Você pode melhorar sua bagagem de competências necessárias para tornar¬se um bom coach. Nunca deixe de praticar as que você já possui.

Abaixo de 44 pontos = Precisa melhorar
Você pode, e certamente irá, desenvolver as competências necessárias para tornar-se um bom coach e praticá-Ias.
Fonte: Mariane Minor - Adaptação: Sérgio W. Hillesheim
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